Dicas para fazer compras no supermercado

Hoje em dia a situação anda meio difícil então resolvi pesquisar na internet e encontrei um artigo escrito por Paula Silva Amora(nutricionista) e Mariana Braga Neves(nutricionista). O resultado é mais economia e qualidade das sua refeições!


ENLATADOS:
  • Observe o estado da lata. Se ela estiver amassada ou furada não compre.
  • não compre latas com sinal de ferrugem
  • compare o teor Sódio(rótulo) e prefira sempre o que apresenta a quantidade menor
  • Verifique a data de validade
  • Lave a lata com sabão e água corrente antes de guardar na dispensa
LEITES:
  • Observe a quantidade de cálcio que o tipo de leite oferece e escolha o que maior quantidade. Alguns são enquadrados na categoria de bebida láctea e possui pouco cálcio
  • Observe o teor de sódio oferecido no leite. Opte pelo que apresente menor quantidade
  • verifique a data de validade
  • Observe a quantidade de gordura do leite. Somente um profissional pode dizer a melhor opção para você é o integral , semi desnatado ou desnatado ao realizar consultas com o médico ou nutricionista pergunte.
  • Limpe a embalagem com um pano limpo e úmido
  • Após aberto o leite deve ser consumido rapidamente. Veja o prazo de consumo na embalagem
PÃES E BISCOITOS:
  • Observe os que apresentam maiores quantidade de fibra. 
  • Verifique a data de validade
  • Observe o teor de gordura e açúcar e de preferência para os que apresentam menor valor
  • Opte pelos integrais
  • Verifique se a embalagem não estar furada , estufada ou com gotas de líquido
  • Não compre biscoitos recheados
  • Cookies(de aveia,trigo) são as melhores opção
MANTEIGA:
  • Evite se você tem alguma alergia relacionada ao leite
  • É um alimento altamente calórico
  • Se for hipertenso compre a sem sal
  • Devido ao alto teor de gordura devem ser consumidas com muito critério por portadores de doenças cardiovasculares e por quem tem colesterol elevado
  • A opção light  é uma alternativa pra quem quer manter a forma e evitar doenças cardíacas
MARGARINA;
  • É um alimento que não contém gordura saturada
  • opte por marcas isentas de gorduras trans
  • Para hipertensos opção sem sal
  • Existem marcas enriquecidas com fibras e nutrientes capazes de melhorar o colesterol. São as melhores opção
SUCOS E REFRIGERANTES:
  • Refrigerantes são bebidas para uso eventual – podem ser usadas em comemorações mas não substituem os sucos e a água no dia a dia;
  • Devem ter o consumo regrado por hipertensos (alguns apresentam alto teor de sódio);
  • O refrigerante light realmente não “engorda”. Porém não apresenta nutrientes que possam contribuir para a saúde;
  • Se você é fã da bebida, lembre-se de optar pelos que não apresentam corantes artificiais (leia o rótulo) e de usar o produto somente em situações festivas, com moderação;
  • Sucos de pó não contêm nutrientes importantes para o cardápio. Até mesmo a versão diet (que não apresenta açúcar), embora possa completar a hidratação diária, contêm excesso de corantes e conservantes. Devem ser evitados;
  • Os sucos de caixa são melhores que o pó. São práticos e constituem opções para quem quer abandonar o hábito de usar o refrigerante. A versão light é menos calórica. Já os tradicionais podem conter muito açúcar. Leia os rótulos. 
  • Os sucos de polpa congelado, embora não substituam o feito na hora do consumo (da fruta fresca), são saudáveis e práticos; podem completar a hidratação;
  • Sucos engarrafados: alguns apresentam corantes e excesso de conservantes. São melhores do que o de pó.
FRUTAS E HORTALIÇAS:
  • Dê preferência para as que não estão amassadas;
  • Observe se estão machucadas, com furinhos de unha ou soltando muita água. Se tiver neste estado não compre
  • Não compre as frutas muito maduras, pois podem estragar mais rápido e a perda pode ser grande;
  • Lave-as em água corrente (no caso de folhosos, separe cada folha antes) e deixe de molho na água sanitária durante 15 minutos aproximadamente. (para 2L de água filtrada, 1 colher de sobremesa rasa de água sanitária);
  • No caso de folhosos, observe se as folhas estão grandes e bonitas e se não apresentam sinais como manchas pretas ou amareladas;
CARNES AVES E PEIXES:
  • Verifique a consistência. Carnes “amolecidas” podem estar deterioradas;
  • Observe a coloração que não deve ser escura e nem opaca;
  • Descarte as carnes com manchas escuras;
  • Sinta o cheiro do alimento;
  • Peça para serem cortadas na hora e na sua frente;
  • Devolva os congelados com sinais de degelo;
  • Todo o cuidado na compra de peixes;
  • Estoque em congelador caso o consumo não seja imediato;
  • Em casa, prepare as carnes de forma a não deixar sinal do alimento cru.




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